MUSCULAÇÃO OU PILATES?
- sigoanita77
- 18 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de fev.
Essa pergunta me acompanha há vários anos. A população de maneira geral não sabe com clareza as diferenças, os objetivos e as necessidades de cada uma dessas modalidades. Existem coisas na vida que não podem nem devem ser comparadas, são como filhos, possuem a mesma importância apesar de serem diferentes. Assim é o Pilates e a musculação ou a Musculação e o Pilates.
E assim como os filhos, que independentemente das diferenças físicas e de personalidade, são igualmente importantes para os pais, assim é a musculação e o Pilates, possuem suas diferenças, mas ambos são indispensáveis, essenciais para a saúde do corpo. O corpo é formado por diversas estruturas, cada estrutura, possui uma constituição e diferentes funções, sendo assim, precisam de diferentes estímulos.
Primeiramente quero ressaltar que massa muscular é essencial para a imunidade do organismo, daí a grande importância do treinamento contra resistência. Um corpo sem músculo, torna-se fraco em todos os aspectos. Perde a força para se locomover, de realizar habilidades básicas como: andar, correr, sentar, levantar e tantas outras habilidades funcionais necessárias para a nossa qualidade de vida. E como diz um velho ditado: "saco vazio não se põe em pé". E como um saco vazio é um corpo sem músculos.
Os nossos músculos possuem diferentes formas e funções e precisam trabalhar juntos para nos manter funcionais. A boa funcionalidade do corpo é o que nos permite ter habilidades para realizar atividades como: caminhar, sentar, levantar de uma cadeira sem ajuda, carregar compras, subir escadas e correr por exemplo. Para um indivíduo realizar tais tarefas com eficiência é preciso que ele possua amplitude de movimento, força, mobilidade articular, resistência muscular como também habilidade de coordenação pois o corpo se desloca em vários planos e sofre efeitos da gravidade.
Na musculação trabalhamos para ganho de massa muscular no sentido de hipertrofiar. É preciso treinar os grupos musculares isoladamente. Já no Pilates, o corpo trabalha em sinergia não apenas muscular, mas da musculatura com a respiração, concentração, coordenação, equilíbrio, força, alongamento, enfim, tudo ao mesmo tempo. No Pilates os músculos essencialmente solicitados são os mais profundos, os que precisam ser fortes no sentido de dar ao corpo estabilidade, equilíbrio, força de resistência e não volume, hipertrofia. O volume muscular que visivelmente aparece em um corpo definido, musculoso, são os músculos mais superficiais do corpo.
Ambos são importantes e indispensáveis para a saúde do copo. Falarei em breve sobre na conexão entre corpo e mente no método Pilates.
Comments